CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM
INFORMÁTICA
E
AS
NOVAS
TECNOLOGIAS
EDUCACIONAIS
Disciplina:
Didática
e metodologia de Ensino superior
Acadêmica: Kellian melo
Resumo
COMÊNIO,
O PAI DA DIDÁTICA MODERNA
O
filósofo
tcheco
combateu,
o
sistema
medieval,
e
foi
o
primeiro
teórico
a
respeitar
a
inteligência
e
os
sentimentos
das
crianças.
Quando
se
fala
de
uma
escola
em
que
as
crianças
são
respeitadas
como
seres
humanos
dotados
de
inteligência,
e
aptidões,
logo
pensamos
em
concepções
modernas
de
ensino.
E
que
o
direito
das
pessoas
à
educação
é
um
princípio
que
surgiu
há
dezenas
de
anos.
Mas
foram
defendidos
apenas
no
século
17
por
Comênio.
Que
é
considerado
o
primeiro
grande
nome
da
história
da
educação.
A
obra
mais
importante
de
Comênio,
Didactica
Magna,
marca
o
início
da
sistematização
da
pedagogia
e
da
didática
do
ocidente.
No
livro
nas
relações
entre
professor
e
aluno,
seriam
consideradas
as
possibilidades
e
os
interesses
da
criança.
O
professor
seria
visto
como
um
profissional
não
como
um
missionário.
“ Comênio
queria
mudar
a
escola
com
a
didática
e
a
sociedade
com
a
educação”
Diz
Gasparin
“era
um
grande
idealista”
,
a
maior
contribuição
de
Comênio
para
a
educação
dos
dias
de
hoje
é
segundo
o
professor
Gasparin,
a
ideia
de
“trazer
a
realidade
social
para
a
sala
de
aula,
fazendo
o
uso
dos
meios
tecnológicos
avançados
a
disposição.
Comênio
acreditava
que
por
ser
dotado
de
razão,
o
homem
pode
entender
a
si
mesmo
e
a
todas
as
outras
coisas.
Portanto
deve
se
dedicar
a
aprender
e
a
ensinar.
Salvação
da
alma
quanto
Comênio,
no
pensamento
humanista
do
pedagogo
Tcheco,
o
novo
indivíduo
deve
imitar
a
natureza,
porque
emulando
Deus,
e
respeitando
as
aptidões
de
cada
um,
não
haveria
possibilidade
de
erro.
O
autor
objetivou
esclarecer
no
livro
que
existem
várias
formas
de
trabalhar
o
ser
humano
e
principalmente
as
crianças,
como
desenvolver
as
aptidões,
sua
capacidade
de
conhecimento.
E
como
a
educação
tem
uma
importância
fundamental
nesse
contexto,
o
professor
pode
contribuir
muito,
e
também
formar
o
aluno,
mas
é
necessário
ter
objetivos
e
ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário